sábado, 27 de novembro de 2010

O início do homossexualismo

Atualmente, os homossexuais são alvo de críticas e discriminação. A sociedade nos acusa de doentes, a religião de aberração. O que muitos não sabem é que nem sempre foi assim.
No mundo antigo, o homossexualismo era visto com naturalidade, e até mesmo como algo bonito, um amor que ultrapassa a necessidade de reprodução apenas.
Na Grécia Antiga, o filósofo Platão afirmou em seu livro "O Banquete" que o amor homossexual é ainda mais belo do que o amor heterossexual. A poetisa Sapho deixou vários documentos que demonstravam seu amor às mulheres, especialmente à Átis, sua amada.
No Império Romano, as saunas eram comuns, e muitos homens as frequentavam para se relacionar entre si.
O homossexualismo não era perseguido e nem condenado.

De onde vem a palavra homossexual?
A palavra deriva do grego homos (igual) e do latim sexus (sexo). Era e é utilizada para designar as pessoas que tem atração pelo mesmo sexo.

Por que o homossexualismo é discriminado hoje?
O surgimento do Cristianismo durante o Império Romano fez com que alguns costumes mudassem. Os cinco primeiros livros da Bíblia, Pentateuco, é fundamentalizado na Torá judia que descreve o homossexualismo como uma aberração, sendo um hábito já repudiado pelos hebreus. Com o surgimento do Cristianismo, e o repúdio ao prazer do sexo durante a Idade Média, qualquer aproximação amorosa entre duas pessoas que não fosse com o intuito de gerar descendentes se tornou intolerável.
O fato é que, diferentes culturas interpretam o homossexualismo de maneiras diversas.

Então o homossexualismo é uma coisa ruim?
De acordo com os Direitos Humanos, cada crença ou cultura deve ser respeitada. O que deve ser preservado, acima de tudo é o direito à vida. Devemos ter em mente que o homossexualismo não foi condenado porque perceberam que era algo ruim, mas foi condenado porque contrariava a nova ordem vigente. Independente se alguns acreditam que o homossexualismo é bom ou ruim, a tolerância e o respeito é o direito e a obrigação de toda sociedade.

2 comentários:

  1. Oiie..
    Adorei suas explicações, porém devo fazer uma correção:O termo "Homossexualismo" não deve ser mais usado, pois o sufixo "ismo" quer dizer doença, portanto se deve usar o termo "homossexualidade".
    Obrigado, desculpe por algo, mas me senti na obrigação de corrigir.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Na realidade o termo homossexualismo caiu na década de 80 quando O Brasil aceitou o estudo norte-americano que defendia que a diversidade suxual não deveria mais ser vista como uma aberração, então o termo somente caiu para que médicos desistissem de tratar como doença. Muito bem colocada sua observação, embora, atualmente, o termo homossexualidade também já tenha perdido o foco. O mais correto seria homoerotismo, para dar ênfase à OPÇÃO e atração, e não mais à condição fora de padrão. Obrigada pela participação

    ResponderExcluir