segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Assumir a homossexualidade na sociedade

     Após muito pensar e aceitar a própria homossexualidade, vem o passo seguinte: momento em que, inevitavelmente, algumas pessoas descobrem que você é homossexual! E agora?
     Nem os mais discretos conseguem evitar que algumas pessoas descubram esse segredo, afinal, nos relacionamos, frequentamos ambientes, somos apresentados uns aos outros... enfim, a informação vaza e quais as consequências disso? Há aqueles que conseguem disfarçar no trabalho, ou com determinadas pessoas ligadas à família, mas também há aqueles que preferem transparecer sem pudor e, logo, a cidade toda já está sabendo! (principalmente se a cidade for pequena)
     E o que acontece depois que a "fama" se espalha? Infelizmente uma grande parcela da população não consegue lidar com isso com naturalidade, o que provoca fofocas, piadas, comentários maldosos, discriminação, insultos e até atitudes violentas.
     Isso faz com que muitos tendam a disfarçar seu comportamento. Inventa-se relacionamentos heteros, evita-se determinados assuntos. O pior ainda são as reuniões de família, no casa daqueles que não se assumiram, onde os parentes tem o maior prazer em fazer a irritante pergunta sobre seus relacionamentos, isso quando não tentam te apresentar alguém na tentativa de te desencalhar.
     É onde muitos escolhem sair da clandestinidade e gritar a todos o que eles são de verdade. Mas as consequências nesse caso também podem ser negativas. Dificuldade no trabalho, para conseguir emprego ou lidar com os próprios colegas, humilhações em público, com gozações nas ruas, são demonstrações lights do que um homossexual pode passar.
     Isso por que a sociedade ainda não está livre de preconceitos e nem preparada para aceitar as diferenças, seja étnica, cultural, social ou sexual. Daí vem a importância de se lutar por igualdade de direitos. Fazer valer a lei que defende que todo tipo de discriminação é crime e deve ser punida, sem restrições.
     Enquanto isso, vamos continuar sendo apontados como os desajustados, aguardando respeito. Mas sem desistir de lutar por ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário